Um alerta importante para o internauta brasileiro. Os analistas da Kaspersky Lab descobriram que os cibercriminosos brasileiros estão utilizando bases de dados que aparentemente foram roubadas do DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito) para enviar multas falsas, porém com dados reais de condutores e, com isso, emitem boletos fraudulentos para roubar dinheiro dos motoristas.
A investigação conduzida pela empresa relevou que as bases de dados do DETRAN são comercializadas em sites da deep-web ou em anúncios publicados em sites de e-commerce.
Com estas informações, os golpistas são capazes de gerar multas falsas e de enganar vítimas. Segundo a entidade, existem diversas ofertas desses bancos de dados, que chegam aos interessados através de campanhas de e-mail ao custo de 150 reais e pode ser comprado via Paypal ou transferência bancária.
Os bancos de dados são bastante completos, trazem informações como endereço, telefone residencial, telefone celular, CPF ou CNPJ e até endereço de e-mail. Apesar de a maioria das ofertas informar que não possuem os dados dos veículos, isso nem sempre é verdade. Cibercriminosos também costumam cruzar bases de dados para levantar o maior número de informações das vítimas, e assim garantir que o golpe tenha a maior veracidade possível quando realizado.
O resultado da exposição destes dados é o envio multas falsas, feito por criminosos que trazem inclusive a foto do veículo, as fraudes são enviadas pelo Correio como se fossem infrações reais cometidas no trânsito. Segundo a Kaspersky Lab, o número de golpes tem crescido ano a ano e isso fez com que vários DETRANs do país postassem alertas em seus sites com orientações aos cidadãos.
Trojans nacionais
De acordo com os especialistas do Kaspersky Lab, não é de hoje que os cibercriminosos brasileiros têm interesse nos arquivos do DETRAN. Trojans nacionais costumam capturar todos os tipos de informações guardadas no computador, como documentos dos veículos, carteiras de habilitação e outros dados que foram escaneados pelo proprietário e armazenados no computador.
Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky Lab, explica que não há muita coisa que o usuário possa fazer para evitar que suas informações pessoais, armazenadas em bancos de dados online, sejam vazadas. “O usuário não tem controle sobre essa informação, não sabemos se os órgãos em questão manejam e armazenam tudo de forma segura”, explica.
Como este tema é normalmente usado em golpes cibernéticos, o analista afirma que a informação é a melhor arma para evitar ser a próxima vítima. “Nenhum órgão envia multas de trânsito ou notificações de multas por e-mail”, destaca.
As dicas para se proteger contra estes golpes vão desde o armazenamento correto de documentos escaneados até a checagem da veracidade da multa recebida, mesmo que tenha sido enviada pelo Correio. “Cibercriminosos possuem acesso a um vasto conjunto de informações pessoais vazadas de muitas fontes, isso é um problema, pois para combater esta situação precisamos de leis que criminalizem ou legalizem o manejo correto de dados pessoais no país”, acrescenta Assolini.
A Kaspersky Lab reuniu algumas dicas para evitar ser vítima destes golpes:
1)Nenhum órgão de trânsito envia multas por e-mail, qualquer mensagem com esta temática deve ser ignorada e nunca abra os links ou anexos contidos nelas.
2)Ao receber uma multa pelo Correio, verifique a veracidade do documento no site do DETRAN do seu estado, mesmo que ela traga a foto do seu veículo. Lembre-se que uma multa sempre é precedida por uma notificação, caso receba apenas o boleto, desconfie! É possível também usar o número RENAVAM e verificar a veracidade da multa junto aos Bancos credenciados.
3)Ao efetuar o pagamento de multas de trânsito reais através da internet, no site do seu banco ou pelo aplicativo do celular, efetue o acesso de forma segura verificando a presença do cadeado SSL no canto esquerdo do navegador. Complemente a segurança da conexão utilizando a função “Safe Money” do , ela criará um ambiente isolado para proteger o usuário no momento do pagamento de títulos e do acesso aos sites bancários.
4)Proteja as informações armazenadas em seu computador: documentos de veículos e carteiras de habilitação que foram escaneadas devem ser armazenadas de forma cifrada no computador, para impedir que estes e outros dados sejam roubados por trojans. Usuários do contam com o recurso “Data Encryption”, que garante que tais informações sejam acessadas apenas pelo dono do documento
http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=40360&sid=18
Compartilhe nas redes!
Preencha o formulário abaixo para entrar em contato conosco!
Últimos Posts:
Categorias
Arquivos
Tags
Fique por dentro de tudo e não perca nada!
Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!
Compartilhe nas redes:
Posts Relacionados
Regimes favorecidos na reforma tributária?
A proposta de reforma tributária brasileira prometia simplificação: um imposto único, transparente, com alíquota igual para todos. No entanto, o panorama que se forma indica
Júnior, pleno ou sênior: saiba o que muda de um nível para outro
Classificações como júnior, pleno e sênior são comuns nas empresas, mas nem sempre está claro o que realmente diferencia cada um desses níveis. Entender esses
Mortas pelo Excesso: o novo risco das empresas
No ambiente corporativo atual, mais não significa melhor. O excesso — seja de informação, processos, medos ou ferramentas — pode se tornar um risco silencioso,
Reforma Tributária expõe fragilidades do Simples Nacional no modelo B2B, diz estudo
Um estudo do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação) revela que mais de 70% das empresas enquadradas no Simples Nacional operam em regime B2B
Sem aditivo contratual escrito sobre teletrabalho, corretora terá de pagar horas extras a gerente
A 8ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) decidiu recentemente que a corretora XP deverá pagar horas extras a um gerente que trabalhou em