O mercado vem evoluindo dia a dia em todos os sentidos, empresas devem se reinventar a cada amanhecer, pois do contrário ficarão para trás, isso podemos dizer de maneira positiva, pois muitas poderão deixar de existir.
Não é drama é realidade, buscar mecanismos novos de gestão, realizar a gestão empresarial, tirar o foco exclusivamente do faturamento, administrar a empresa como um todo, conhecer detalhadamente os custos sejam eles fixos ou variáveis, mas o importante, no total.
Anda existem muitas empresas que definem seus preços de vendas baseadas no fator Mark-up, essa técnica muito útil deve ser utilizada quando não há qualquer controle a nível de resultados por parte da “gestão”, diante disso define-se um fator que multiplicado o custo do produto será suficiente para cobrir toda a estrutura da empresa.
Está correto?
Conceitualmente sim, porém, o mercado cada vez mais competitivo requer preços cada vez menores, ai se o produto for uma commodities esse mecanismo deve ser deixado de lado e ai entra a questão Margem de Contribuição.
Margem de Contribuição nada mais é que o resultado do preço de venda deduzindo os impostos somados a custos e despesas variáveis, com isso chegamos ao resultado da Margem de Contribuição, que é montante que irá contribuir para absorver os custos fixos da empresa, que também são de extrema importância serem devidamente controlados.
Com base na Margem de Contribuição é possível facilmente definir o valor a ser trabalhado em vendas e o limite para concessão de descontos, visto que com os números sob controle é possível saber se de fato vamos ou não estra ganhando na operação e quanto vamos ganhar.
Empresas hoje que não utilizam essa ferramenta, podem ate conseguir vender seus produtos, porém, podem no consolidado estar “amargando” sérios prejuízos.
Cada empresa tem suas particularidades, um estudo especifico deve ser realizado para definirmos a estratégia adequada a empresa.
Dessa vez digo: “Vale pensar e definir de forma rápida como agir.”
Fonte: contabeis.com.br
Compartilhe nas redes!
Preencha o formulário abaixo para entrar em contato conosco!
Últimos Posts:
Categorias
Arquivos
Tags
Fique por dentro de tudo e não perca nada!
Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!
Compartilhe nas redes:
Posts Relacionados
Como funciona o controle de jornada do empregado doméstico?
Controle de jornada do empregado doméstico: obrigações legais e segurança jurídica O artigo explica como funciona o controle da jornada de trabalho do empregado doméstico,
ChatGPT agora executa tarefas sozinho e ameaça o papel de assistentes humanos
O novo recurso “Agent Mode” do ChatGPT marca uma evolução significativa no uso da inteligência artificial no ambiente corporativo. A ferramenta transforma o assistente virtual
Multas no eSocial: veja novos valores e as mudanças na rotina do SST
A Portaria MTE nº 1.131, publicada em 3 de julho de 2025, atualizou as regras para aplicação de multas relacionadas à área de Saúde e
O ITBI e seus mistérios na integralização de imóveis no capital social da holding!
Imunidade constitucional e suas limitações A Constituição Federal prevê imunidade do ITBI quando imóveis são transferidos para uma pessoa jurídica na forma de integralização de
Como garantir caixa e segurança jurídica na transição da reforma tributária
Publicado em 22 de julho de 2025, o artigo analisa os principais desafios enfrentados pelas empresas durante a transição para o novo modelo tributário brasileiro,