Palavras curtas e que traduzam o conceito do negócio são os que funcionam melhor
Usar uma palavra em inglês? Ou em francês? Colocar o sobrenome da família? Fazer algum trocadilho? Na hora de escolher o nome para sua empresa, surgem muitas dúvidas. Afinal, existe alguma fórmula secreta para se nomear um negócio que garanta o seu sucesso? Para especialistas, a resposta é não, mas existem algumas dicas que podem ajudar o empreendedor que está passando por esse processo.
Victor Santos, consultor de Marketing da Negocioteca, diz que o processo de criação de um nome envolve duas etapas principais: a primeira exige definição do conceito da marca, e a segunda é um brainstorming, no qual devem ser anotadas todas as ideias que aparecem:
— O importante é registrar as possibilidades para, a partir daí, ter uma base sobre a qual decidir e lapidar.
É importante ainda, dizem especialistas, que o empreendedor saiba combinar sua intenção com outras opiniões.
— Ouvir as pessoas é a melhor forma de validar se determinado nome se adequa ou não à estratégia da empresa e também é a principal fonte de insights, especialmente se elas representam seu público alvo. Por sua vez, o criador não pode desprezar sua intuição. Não se trata de um ou outro, mas sim de um com outro — orienta Marcelo Macedo, Head de Negócios na agência de design thinking Tangerina.
Leandra Soares, diretora de Planejamento da Agência KI, lembra que há algumas orientações que podem auxiliar a escolha de um nome certo:
— Não são regras rígidas, mas podem orientar a escolha da melhores opções. Um nome curto é mais fácil de pronunciar e memorizar. É importante que seja bonito e tenha a sonoridade adequada. Se a imagem que você quer passar é de força, pode não fazer muito sentido escolher um nome que soe delicado.
E o inglês: deve ou não ser usado?
— A questão do idioma é muito relativa. Não existe uma lógica que diga se você escolher um nome em inglês vai ser melhor do que se escolher um nome em português. A realidade é que tudo vai depender do trabalho que será feito em cima do reconhecimento da marca — diz Santos, da Negocioteca.
Mas quando o negócio não vai bem das pernas, trocar de nome pode ser uma alternativa para dar um novo gás.
— Porém, não há como garantir que haverá ótimos resultados, afinal a necessidade de mudar o nome pode ser um indicativo que, na verdade, o que é preciso mudar é o modelo de negócio — lembra Macedo, da Tangerina.
DICAS PARA ACERTAS NA ESCOLHA
Url. “Fatores como tipo de negócio, contexto cultural, simplicidade, pronúncia, grafia e até facilidade de solicitar registro da url para um futuro site precisam ser observados ”, diz Marcelo Macedo, Head de Negócios na agência Tangerina.
Intuição. “A intuição do criador do negócio é importante, pois ninguém conhece o negócio melhor do que ele, porém, a ajuda de um profissional especializado traz vantagens”, afirma Leandra Soares, diretora da Agência KI.
Imagem. “A criação do nome pode envolver duas etapas. Na primeira, você define o conceito que dará origem e sustentará a imagem da marca e o negócio no mercado. Já na segunda, você pode realizar um brainstorming e anotar todas as ideias que surgirem, boas ou ruins”, sugere Victor Santos, da Negocioteca.
Mudança. “Mudar o nome pode ser uma boa oportunidade pra chamar a atenção do consumidor. Mas, como toda ação estratégica, envolve riscos, custos e benefícios”, pondera Jonatas Jacob, diretor de criação da KI.
Read more: http://oglobo.globo.com/economia/emprego/o-desafio-de-escolher-nome-da-empresa-12753671#ixzz34KSopZB4
Fonte: Oglobo
Compartilhe nas redes!
Preencha o formulário abaixo para entrar em contato conosco!
Últimos Posts:
Categorias
Arquivos
Tags
Fique por dentro de tudo e não perca nada!
Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!
Compartilhe nas redes:
Posts Relacionados
Como funciona o controle de jornada do empregado doméstico?
Controle de jornada do empregado doméstico: obrigações legais e segurança jurídica O artigo explica como funciona o controle da jornada de trabalho do empregado doméstico,
ChatGPT agora executa tarefas sozinho e ameaça o papel de assistentes humanos
O novo recurso “Agent Mode” do ChatGPT marca uma evolução significativa no uso da inteligência artificial no ambiente corporativo. A ferramenta transforma o assistente virtual
Multas no eSocial: veja novos valores e as mudanças na rotina do SST
A Portaria MTE nº 1.131, publicada em 3 de julho de 2025, atualizou as regras para aplicação de multas relacionadas à área de Saúde e
O ITBI e seus mistérios na integralização de imóveis no capital social da holding!
Imunidade constitucional e suas limitações A Constituição Federal prevê imunidade do ITBI quando imóveis são transferidos para uma pessoa jurídica na forma de integralização de
Como garantir caixa e segurança jurídica na transição da reforma tributária
Publicado em 22 de julho de 2025, o artigo analisa os principais desafios enfrentados pelas empresas durante a transição para o novo modelo tributário brasileiro,