Perguntas como esta são frequentes em entrevistas; mais importante do que a escolha do bicho é a argumentação dada para justificar a escolha
Os processos de seleção costumam esconder algumas pegadinhas para os candidatos. Uma delas é a clássica pergunta: “Se você fosse um bicho, qual seria e por quê?”. Nestas situações, você sabe qual é a melhor resposta?Esse tipo de pergunta está cada vez mais frequente e visa tirar o profissional de sua zona de conforto para ajudar o entrevistador a traçar o seu perfil. Por isso, é bom ter em mente que mais importante do que a escolha do bicho em si, é a argumentação que será dada para justificar a razão de aquele animal o representar.
Entretanto, para preparar a justificativa ideal que sustente sua escolha de maneira atrativa para o recrutador, é preciso entender os lados positivo e negativo do animal escolhido. Afinal, seus defeitos também poderão ser questionados no momento da dinâmica.
Veja a seguir os pontos fortes e fracos mais comuns dos principais animais e as possíveis contra-argumentações que podem ser feitas pelo entrevistador, segundo a psicóloga e supervisora de consultoria ao candidato e à carreira da Catho, Larissa Meiglin, e prepare-se para ter uma resposta bem embasada na ponta da língua.
Leão, tigre, onça ou outro grande felino
+ Liderança, coragem e autoconfiança
– Impõe suas ideias e não aceita ser liderado
Contra-argumentação: Como você agiria se tivesse que ser liderado e acatar o ponto de vista de outro profissional que você considera estar abaixo de você?
Dica para resposta: Esclareça que você tenta equilibrar seus pontos positivos com a capacidade de trabalhar bem em equipe, discutindo harmoniosamente e entendendo o ponto de vista dos outros colaboradores.
Águia, falcão, gavião ou outra grande ave
+ Força, independência, adaptabilidade e foco
– Quer ser livre e tem dificuldade em seguir regras
Contra-argumentação: Como você agiria dentro de uma empresa que possui um conjunto de regras claras e que devem ser seguidas?
Dica para resposta: Mostre que você busca compreender os valores e as premissas da empresa e quais são seus limites dentro dela, criando estratégias de atuação.
Cachorro
+ Inteligência, perseverança e trabalho em equipe
– Dificuldade de liderança e obediência demasiada
Contra-argumentação: Como você agiria em uma situação onde tivesse que tomar a liderança de um projeto e delegar atividades para outros?
Dica para resposta: Esclareça que você tenta trabalhar a capacidade de liderar delegando tarefas, buscando sempre explanar suas opiniões e ouvir e considerar, de forma equilibrada, a de seus colegas.
Cavalo
+ Inteligência e perseverança
– Segue ordens cegamente e não se importa em ter mais trabalho que os outros
Contra-argumentação: Como você agiria em uma situação onde tivesse que dar ordens e sobrecarregar outro membro da equipe para que o resultado seja atingido?
Dica para resposta: Demonstre que, como sabe o que é carregar um fardo, também é capaz de delegar tarefas de forma mais assertiva e justa.
Gato
+ Inteligência, flexibilidade e persuasão
– Deseja atenção e tem dificuldade em ser cordial
Contra-argumentação: Como você lida com esses pontos negativos em seu perfil profissional?
Dica para resposta: Explique sua capacidade de canalizar o primeiro ponto negativo em momentos que ele se faz necessário, como apresentações de treinamento ou vendas. Mostre cordialidade e cite momentos da carreira que demonstrem o quanto você se dá bem com colegas de trabalho.
Abelha ou formiga
+ Resistência, trabalho em equipe e agilidade
– Pode ser ríspido e tem dois extremos: submisso ou autoritário
Contra-argumentação: Como você lida com colegas de trabalho e superiores que lhe causam o desejo de dar uma ferroada?
Dica para resposta: Destaque que não tem problemas de relacionamento e nem é autoritário, apenas tem perfil de líder e, se for o caso, que não é submisso, mas disciplinado.
Tartaruga
+ Resistência, perseverança e adaptabilidade
– Lentidão
Contra-argumentação: Este animal tem como característica ser lento e preguiçoso. Como você lida com esses pontos em seu perfil profissional?
Dica para resposta: Destaque que sua principal característica não é a lentidão, e sim a calma, e que isto lhe permite atuar com precisão em suas tarefas.
Cobra
+ Inovação, foco e adaptabilidade
– Traiçoeiro
Contra-argumentação: Este animal tem como característica ser venenoso e traiçoeiro. Como você lida com esses pontos em seu perfil profissional?
Dica para resposta: Esclareça que usa o ponto negativo de forma positiva, como, por exemplo, sempre surpreendendo meus colegas de trabalho.
Lembre-se: as dicas são válidas se elas forem condizentes com o seu perfil profissional. Se você não tem os pontos negativos questionados pelo recrutador, esclareça isso e ressalte seus pontos positivos, citando, se possível, momentos da sua carreira que sustentem seus argumentos.
Fonte: www.catho.com.br
Compartilhe nas redes!
Preencha o formulário abaixo para entrar em contato conosco!
Últimos Posts:
Categorias
Arquivos
Tags
Fique por dentro de tudo e não perca nada!
Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!
Compartilhe nas redes:
Posts Relacionados
Regimes favorecidos na reforma tributária?
A proposta de reforma tributária brasileira prometia simplificação: um imposto único, transparente, com alíquota igual para todos. No entanto, o panorama que se forma indica
Júnior, pleno ou sênior: saiba o que muda de um nível para outro
Classificações como júnior, pleno e sênior são comuns nas empresas, mas nem sempre está claro o que realmente diferencia cada um desses níveis. Entender esses
Mortas pelo Excesso: o novo risco das empresas
No ambiente corporativo atual, mais não significa melhor. O excesso — seja de informação, processos, medos ou ferramentas — pode se tornar um risco silencioso,
Reforma Tributária expõe fragilidades do Simples Nacional no modelo B2B, diz estudo
Um estudo do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação) revela que mais de 70% das empresas enquadradas no Simples Nacional operam em regime B2B
Sem aditivo contratual escrito sobre teletrabalho, corretora terá de pagar horas extras a gerente
A 8ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) decidiu recentemente que a corretora XP deverá pagar horas extras a um gerente que trabalhou em